Prefeitura Municipal de Vista Alegre, 19 de Abril de 2024
Setembro Amarelo
Quinta - Feira, 05 de Setembro de 2019
Segundo a Organização Mundial de Saúde, ao redor do mundo acontece um suicídio a cada 40 segundos. Afirmam que 90% dos suicídios podem ser prevenidos, quando a pessoa recebe ajuda profissional ou voluntária. Existem muitos mitos sobre o assunto. Um deles é que falar sobre o assunto não é bom. A verdade é justamente o oposto: é preciso falar para podermos prevenir.
 É para isso que existe o setembro amarelo, uma campanha que ocorre durante esse mês para incentivar as pessoas a falarem sobre a prevenção ao suicídio.
O suicídio é um fenômeno complexo, de múltiplas determinações, mas saber reconhecer os sinais de alerta pode ser o primeiro e mais importante passo. Isolamento, mudanças marcantes de hábitos, perda de interesse por atividades de que gostava, descuido com aparência, piora do desempenho na escola ou no trabalho, alterações no sono e no apetite, frases como “preferia estar morto” ou “quero desaparecer” podem indicar necessidade de ajuda. 
O suicídio é um ato de comunicação. Quem se mata, na realidade tenta se livrar da dor, do sofrimento, que de tão imenso, parece insuportável.
Mas como buscar ajuda se muitas vezes a pessoa sequer sabe que pode receber apoio e que o que ela sente naquele momento é mais comum do que se divulga? Ao mesmo tempo, como é possível oferecer ajuda a um amigo ou familiar se não sabemos identificar os sinais?
Mesmo que você não tenha certeza de que está precisando de ajuda, não tenha receio, vergonha ou medo venha até a Unidade Básica de Saúde e peça ajuda a um profissional. O NAAB - Núcleo de Apoio a Atenção Básica oferece o acolhimento e os encaminhamentos necessários para essa demanda.
 
SETEMBRO É O MÊS DE SE UNIR A ESSA CAMPANHA DE VALORIZAÇÃO DA VIDA.
AMARELO É A COR DA VIDA, DA LUZ E DO SOL!
Fonte: Divulgação
FOTOS