Prefeitura Municipal de Vista Alegre, 26 de Abril de 2024
Setembro amarelo, mês de prevenção ao suicídio
Segunda - Feira, 14 de Setembro de 2020
O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).
 
Por meio desta causa, busca-se conscientizar a população sobre os fatores de risco para o comportamento suicida e orientar para o tratamento adequado dos transtornos mentais, que representam 96,8% dos casos de morte por suicídio.
 
São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.
?
Com o objetivo de prevenir e reduzir estes números a campanha Setembro Amarelo® cresceu e hoje conquista o Brasil inteiro. O slogan deste ano é “É preciso agir”.
 
Pensando nisso a secretaria da saúde com o apoio do PIM ornamentou seu ambiente com o amarelo e afixou cartazes objetivando conscientizar a população sobre a importância de se amar e buscar ajuda.
Mais informações você pode acessar em https://www.setembroamarelo.com/
Fonte: Divulgação
FOTOS