Prefeitura Municipal de Vista Alegre, 21 de Outubro de 2021
Saúde amplia atendimento a mulheres durante o Outubro Rosa
Segunda - Feira, 27 de Setembro de 2021
Secretaria dedicará turno extra para exames que detectam câncer de colo uterino

Durante a programação do Outubro Rosa, a Secretaria de Saúde de Vista Alegre dedicará um turno extra para os exames citopatológicos, que servem para diagnosticar o câncer de colo uterino. A partir de 1º de outubro, a unidade básica de saúde oferecerá a coleta também nas quartas-feiras pela manhã, além das terças-feiras à tarde, como de costume.

Todas as mulheres com vida sexual ativa podem agendar horário diretamente no posto de saúde ou pelos telefones (55) 3730-1200 e (55) 99614-5619. “Ainda durante o atendimento, a gente realiza o exame de palpação de mamas e orienta como fazê-lo mensalmente em casa. Para as mulheres a partir de 42 anos, faixa etária indicada a começar as mamografias, já anexamos o pedido de exames de prevenção ao câncer de mama”, explica a enfermeira responsável pela unidade básica de saúde do município, Denise Schwertner.

Criado do início dos anos 90, o Outubro Rosa é um movimento internacional voltado à conscientização sobre o controle do câncer de mama, a fim de reduzir a mortalidade e compartilhar informações sobre a detecção da doença. Atualmente, a campanha incentiva uma maior atenção à saúde reprodutiva feminina como um todo.

 

Foto: Cristiane Luza/Ascom Prefeitura de Vista Alegre

Além das terças-feiras à tarde, coleta para exame citopatológico será feita nas manhãs de quartas-feiras
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Vista Alegre
FOTOS