Prefeitura Municipal de Vista Alegre, 26 de Abril de 2024
Secretaria reforça ações de enfrentamento à estiagem
Quarta - Feira, 06 de Outubro de 2021
Tendo em vista o prognóstico de pouca chuva para outubro e novembro no Sul do país, a Secretaria Municipal de Agricultura reforça iniciativas de enfrentamento à estiagem.
O secretário Gabriel Piaia pontua que o município concentra esforços na abertura de bebedouros e fontes em pontos estratégicos. O Poder Executivo municipal busca, junto ao governo do Estado, recursos e maquinário adequado para abrir poços artesianos e reservatórios de água maiores. “Estamos dando prioridade a locais onde existem condições, porque vamos acabar tendo que puxar água para as famílias atingidas. Até maio de 2021, dos três caminhões-tanque que o município possui, dois foram usados exclusivamente para levar água às residências afetadas no interior”, ressaltou.
Para o agricultor Élio Antonio de Almeida, de 46 anos, a abertura de bebedouros em sua propriedade alivia os efeitos da pouca chuva principalmente sobre os animais. “Isso é um incentivo e nos anima para o trabalho diário da propriedade. Nossa principal atividade está ligada à bacia leiteira, então temos que oferecer água de qualidade às vacas”, afirmou Almeida.
Pelo menos 85% da arrecadação de Vista Alegre vem do setor agrícola, sendo 50% proveniente da suinocultura, 25% da bacia leiteira e o restante de atividades como avicultura, fumicultura e cultivo de grãos. Outras ações de fomento ao setor que se encontram em curso são a reativação da Associação de Produtores de Leite (Aproleiva), a fim de levar informações e oferecer suporte aos agricultores, e o planejamento de feiras quinzenais para pequenos produtores na cidade, bem como uma Feira da Terneira.
 
Foto: Ascom Prefeitura de Vista Alegre
Abertura de bebedouros e fontes de água maiores está sendo intensificada no município
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Vista Alegre
FOTOS