Prefeitura Municipal de Vista Alegre, 25 de Abril de 2024
Semana de Saúde Bucal encaminha mais de 90 crianças para atendimento
Segunda - Feira, 08 de Novembro de 2021
Cerca de 90 crianças foram encaminhadas para atendimento odontológico devido a cáries e outros problemas dentais durante a 9ª Semana de Saúde Bucal de Vista Alegre.
Alusivo ao Dia do Dentista Brasileiro, o evento ocorreu de 25 a 29 de outubro, paralelo à 5ª Mostra Pedagógica de Saúde Bucal. As atividades foram promovidas em conjunto pelas Secretarias da Saúde e da Educação, para levar, principalmente a escolas, informações sobre a prevenção e o tratamento de problemas bucais.
Crianças da rede municipal aprenderam como se dá o processo de formação de cáries, maneiras de cuidar de dentes e gengivas durante bate-papos com os dentistas José Luiz Maglia e Luciano Mortari, representando a Unidade Básica de Saúde do município. Os profissionais ainda demonstraram como fazer uma escovação correta e avaliaram as condições bucais de cada aluno para direcionar a tratamentos, conforme necessidade. Professores também trabalharam a temática em sala de aula.
Os estudantes ganharam 150 kits contendo escovas e creme dental do programa Sorrindo Para o Futuro, do Sesc.
A evolução da saúde bucal no município
Tendo atuado por mais de 30 anos em Vista Alegre, o dentista José Luiz Maglia explicou, em entrevista durante a 9ª Semana de Saúde Bucal, que o quadro odontológico no município mudou para melhor. Nos últimos anos, o acesso a informações e produtos de higiene fez com que diminuíssem os índices de extrações e pessoas com necessidade de usar próteses dentárias. “Passamos a preservar os dentes, fazer restaurações, adequar o meio bucal e trabalhar mais a prevenção em saúde, principalmente nas escolas”, pontuou.
Ações em escolas, contando com parceiros como o Sesc, por meio do programa Sorrindo Para o Futuro, proporcionaram escovações supervisionadas diárias, distribuição de kits de higiene e disseminação de informações importantes para as famílias. “A gente sempre recomendou aos pais para que cuidem da higienização dos dentes de seus filhos especialmente para evitar cáries, porque as crianças são adultos em formação. Consideramos o dente um ser, por isso temos que cuidá-lo e protegê-lo antes de ser acometido pela cárie, para que exerça sua função original. Poder retirar a dor de alguém e devolver o sorriso às pessoas é o que nos traz satisfação na profissão de dentista”, finalizou Maglia.
A Unidade Básica de Saúde de Vista Alegre disponibiliza à comunidade atendimento odontológico de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.
 
Foto: Ascom Prefeitura de Vista Alegre
Avaliação de alunos possibilitou encaminhamento para tratamentos em caso de necessidade
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Vista Alegre
FOTOS