Prefeitura Municipal de Vista Alegre, 26 de Abril de 2024
Agricultura aumenta quantidade de água distribuída no interior
Quarta - Feira, 12 de Janeiro de 2022
Em duas semanas, média de água distribuída por dia subiu 24 mil litros
A pouca chuva registrada em janeiro de 2022 faz com que a Secretaria Municipal da Agricultura aumente cada vez mais a quantidade de água distribuída no interior de Vista Alegre.
A média, atualmente, está em 120 mil litros por dia. Até a última semana de dezembro de 2021, quando o prefeito Zairo Riboli decretou situação de emergência por conta da estiagem, a média era de 96 mil litros de água por dia destinados às localidades afetadas. Isso quer dizer que em duas semanas, a média subiu 24 mil litros. O município aguarda homologação por parte do governo do Estado para ter acesso a recursos de ajuda humanitária, como o auxílio em obras de restabelecimento.
O baixo índice pluviométrico na região ocasiona prejuízos no meio rural e comprometimento das reservas de água. Embora a Administração tenha concentrado esforços no segundo semestre de 2021 para abrir fontes e bebedouros em pontos estratégicos, é necessário encaminhar caminhões-pipa às famílias e propriedades desabastecidas.
Os danos estimados em levantamento do escritório municipal da Emater-RS/Ascar na semana do decreto passavam de 60% nas culturas de milho, 20% de soja e 20% na bacia leiteira, que estão entre as principais atividades agrícolas de Vista Alegre. Dos pouco mais de 2,7 mil habitantes, 58% são agricultores e correspondem a 85% da arrecadação do município.
Segundo o secretário da Agricultura, Gabriel Piaia, o apelo, no momento, é para que a população economize água para evitar o desperdício e eventual racionamento. Na tarde desta terça-feira, 11 de janeiro, a secretaria leva a residências água potável para consumo humano.
 
Foto: Divulgação
A foto mostra funcionários da prefeitura depositando água em um açude para os animais de uma propriedade na tarde da última segunda-feira, 10 de janeiro
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Vista Alegre
FOTOS