Prefeitura Municipal de Vista Alegre, 25 de Novembro de 2024
Vista Alegre tem as primeiras crianças vacinadas contra a Covid-19
Sexta - Feira, 21 de Janeiro de 2022
Vista Alegre já tem as primeiras dez crianças vacinadas contra a Covid-19. A imunização do público infantil de 5 a 11 anos começou na tarde de quinta-feira, 20 de janeiro, prioritariamente pelas que possuem comorbidades, como asma, obesidade e doenças neurológicas.

A Sala de Vacinação da Unidade Básica de Saúde Sadi Ottobelli ficou repleta de expressões de determinação e alegria. Cleivison, 10 anos, foi a segunda criança vacinada contra a Covid-19 no município. Para a família, o momento é considerado importante, contou a avó, Geci dos Santos Rodrigues, 72 anos, já que seu marido não teve a mesma sorte. Morreu vítima de Covid-19 aos 75 anos, em fevereiro de 2021, sem receber a vacina. “Senti alegria e esperança ao vê-lo vacinado, é uma segurança para ele e para nós. Já tenho mais idade e perdi meu marido há um ano para o vírus”, comentou com a voz embargada a aposentada, que, até o momento, recebeu três aplicações.

O neto era o único morador da casa que faltava receber o imunizante. Pouco depois, o menino saiu feliz rumo à sala preparada para as crianças permanecerem 20 minutos em observação, acompanhadas por um responsável maior de idade, como orientam os protocolos estaduais.

A enfermeira responsável pela sala de vacinação, Ana Paula Coldebella Kirsh, explica que a chamada é feita de forma nominal no município. As agentes comunitárias de saúde entram em contato com as famílias e marcam horário para a vacinação das crianças a fim de evitar o desperdício de doses.

O próximo grupo está agendado para terça-feira, 25 de janeiro. Depois das crianças que têm comorbidades, a lista segue a faixa etária em ordem decrescente, isto é, das mais velhas para as mais novas. É preciso apresentar o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o Cartão de Vacinação, mesmos documentos solicitados para a vacinação dos demais públicos, cujos turnos de aplicação são as manhãs de terças e quintas-feiras. “A gente pede agora que as pessoas fiquem atentas ao prazo de quatro meses desde a última aplicação que consta no Cartão Vacinal, pois não fazemos chamada nominal para os reforços”, pontuou a enfermeira.

O município contabiliza índices positivos de vacinação, tendo mais de 90% da população com ao menos uma dose da vacina contra a Covid-19. No entanto, passadas as festas de fim de ano, enfrenta uma alta nos números de casos ativos e pessoas em isolamento em pouco mais de uma semana. A atualização recente do boletim aponta que 63 se encontram em isolamento e 31 têm a doença ativa. Nenhum dos dois itens registraram casos por três semanas consecutivas até o dia 12 de janeiro de 2022, quando os testes voltaram a acusar contaminações. Por isso, a Administração municipal reforça o pedido para que a população siga as medidas preventivas, como usar máscara, evitar aglomerações e higienizar as mãos com frequência.
Fonte: Assessoria de Comunicação
FOTOS