Prefeitura Municipal de Vista Alegre, 25 de Novembro de 2024
Executivo auxilia agricultores a contornar efeitos da seca
Quinta - Feira, 03 de Fevereiro de 2022
Prefeito em exercício reforça pedido para que população economize água
Desde dezembro em situação de emergência, moradores do município de Vista Alegre tentam contornar os problemas ocasionados pela estiagem. As perdas em lavouras se somam à escassez de água para consumo doméstico e para os animais.

A prefeitura tem encaminhado caminhões-pipa com 120 mil litros por dia, em média, às famílias afetadas, mas a falta de chuvas dificulta a captação, pois as reservas estão secando e a demanda só aumenta. “Estamos encontrando formas para contratar mais caminhões-pipa a fim de sanar a demanda das propriedades do interior. Pedimos que a população economize água e tente usar somente o necessário. Temos muito a agradecer às pessoas que nos cedem poços e fontes para a gente captar água e levar para quem precisa”, expôs o prefeito em exercício, Rudinei Bridi.

Nesta semana, a Secretaria Municipal de Obras, Viação e Serviços Urbanos trabalha em auxílio aos agricultores na melhoria de açudes. “É um momento crítico não só para Vista Alegre, mas para toda a região devido à estiagem. Estamos tentando dar ao menos um alento à população e pedimos que quem tem condições de pegar água em algum ponto, com algum vizinho, faça isso. É momento de todos se ajudarem. Agradecemos a dedicação de nossos servidores no atendimento às famílias afetadas”, acrescentou o coordenador de equipe do setor, Jean Stanga.

O governo do Estado homologou em 19 de janeiro a situação de emergência de Vista Alegre, com validade até 25 de junho de 2022 em toda a área rural do município. Nesse período, os órgãos regionais estaduais do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC) ficam autorizados a prestar apoio suplementar às cidades afetadas, mediante prévia articulação e planejamento com o Órgão Central de Coordenação do sistema e com o órgão regional municipal.

A União também já reconheceu os prejuízos causados pela seca em decreto publicado no dia 25 de janeiro em seu Diário Oficial, o que permite que o município solicite recursos para aplicar no atendimento às comunidades atingidas e no restabelecimento de serviços essenciais.
Fonte: Assessoria de Comunicação
FOTOS