Prefeitura Municipal de Vista Alegre, 25 de Abril de 2024
Descarte correto do lixo ajuda a combater a dengue
Quarta - Feira, 04 de Maio de 2022
Em Vista Alegre, dias de coleta são segundas-feiras à tarde e sextas-feiras pela manhã
É possível ajudar a combater a dengue diariamente através do simples ato de colocar o lixo para fora. Para isso, os moradores devem verificar se as sacolas estão bem fechadas, pois qualquer superfície que acumule água é favorável para virar criadouro do mosquito transmissor, o Aedes aegypti.

Um aspecto importante é tomar cuidado para que as sacolas fiquem na rua somente nos dias certos para recolhimento. Em Vista Alegre, a coleta de lixo é realizada nas tardes de segunda-feira e nas manhãs de sexta-feira, em todas as ruas e bairros do perímetro urbano. Além disso, a Secretaria de Obras, Viação e Serviços Urbanos recolhe entulhos nas sextas-feiras.

Entre os sintomas de dengue, estão febre alta, dores nas articulações e manchas vermelhas pelo corpo. A Unidade Básica de Saúde (UBS) Sadi Ottobelli é a referência para o atendimento primário no município, funcionando das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.

O Rio Grande do Sul permanece em alerta para o avanço da dengue, uma doença cuja evolução pode ser fatal. O município de Vista Alegre possui casos em investigação, mas até o momento, nenhum foi confirmado pelo Laboratório Central (Lacen) do Estado.

A secretária da Saúde de Vista Alegre, Carla Dall’Asta, faz um apelo para que a comunidade colabore na eliminação de possíveis criadouros do mosquito transmissor, que se reproduz em água parada, e facilite a entrada de agentes de saúde nos pátios das residências para vistoria. “Por favor, não coletem água da chuva por, no mínimo, dois meses. Como já temos mosquitos contaminados no município, podemos ter vários casos em um curto intervalo de tempo. Não queremos moradores de Vista Alegre morrendo por causa da dengue. Chegou o momento de nos unirmos, façam a limpeza de suas residências e dos pátios, não deixem água parada, uma tampinha de garrafa pode se tornar um criadouro”, destacou a secretária.

Além de cuidar para que as sacolas de lixo estejam bem fechadas, o setor de combate a endemias orienta a lavar e tampar os reservatórios de água que são necessários em casa, encher de areia pratinhos de vasos de planta e remover pontos de água parada no pátio.
Fonte: Assessoria de Comunicação
FOTOS