Prefeitura Municipal de Vista Alegre, 18 de Abril de 2024
Vista Alegre tem um caso ativo de Dengue e outros em investigação
Quarta - Feira, 01 de Junho de 2022
A secretaria de Saúde do Município de Vista Alegre, informa que há um caso de Dengue e outros em investigação. A dengue é uma infecção viral transmitida pela espécie fêmea do mosquito Aedes aegypti e pode se assemelhar a uma gripe forte, mas há quadros que podem levar a óbito.

A melhor forma de se prevenir contra a Dengue é o combate e eliminação do mosquito transmissor. O Aedes aegypti se prolifera ao depositar seus ovos em locais com água parada, como pneus, garrafas, vasos de plantas, bebedouros e caixas d'água, cisternas.  Diferente do que se acredita, o Aedes não se reproduz apenas em água limpa, já que se adaptou ao ambiente urbano, à poluição da água e a recipientes artificiais. Por isso, o recomendado é não deixar água parada em nenhum local e contribuir com a conscientização coletiva de inspeção de focos de proliferação em casas e quintais, locais públicos e terrenos baldios

 

Você pode ajudar a combater a dengue através do simples ato de colocar o lixo para fora. Verifique se as sacolas estão bem fechadas, pois qualquer superfície que acumule água é favorável para virar criadouro do mosquito transmissor. Tome cuidado para que fiquem na rua somente nos dias certos para coleta.

Além de cuidar para que as sacolas de lixo estejam bem fechadas, lave e tampe os reservatórios de água que são necessários na sua casa, encha de areia pratinhos de vasos de planta e remova pontos de água parada no pátio. Lembre-se: dengue mata, e ao cuidar do seu lar, você protege também os vizinhos.

Assim como outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como a Chikungunya e o Zika vírus, a Dengue não possui vacina e nenhum medicamento ou tratamento específico. Geralmente, quando se iniciam os sintomas da dengue, é recomendado o uso de analgésicos para as dores e paracetamol para a febre, além de cuidados para a reidratação corporal. Ao identificar qualquer um dos sintomas, vá a unidade básica mais próxima da sua casa.
Fonte: Assessoria de Comunicação
FOTOS