Prefeitura Municipal de Vista Alegre, 26 de Maio de 2018
Nosso Município

HISTÓRICO DO MUNICIPIO DE VISTA ALEGRE


O primeiro núcleo de moradores de Vista Alegre formou-se a partir da chegada de descendentes de imigrantes italianos oriundos das regiões gaúchas de Guaporé e Júlio de Castilhos. Esses moradores se estabeleceram por volta de 1919, quando a região era encoberta por mata nativa.

Os imigrantes que aqui se estabeleceram, cultivavam a terra e criavam gado.



Com o passar do tempo à comunidade foi crescendo e formando sua infraestrutura, com a criação de escolas, fundação de clubes, igrejas, casa comerciais, etc.

Na medida em que o desenvolvimento se tornava realidade, os ideais emancipacionistas foram se cristalizando na mente da comunidade.

Em 1º de março de 1985, foi formado um grupo de lideres de todos os partidos e segmentos sociais. No transcurso da luta, alguns problemas foram encontrados, como um mandato de segurança do Município de Palmitinho, mas estes problemas foram superados.

Aos 28 dias do mês de junho de 1985, tendo como local o Clube Sol da América, do distrito de Vista Alegre, Município de Frederico Westphalen, reuniram-se as lideranças do distrito e a população em geral, com a finalidade de eleger a Comissão Emancipadora do futuro município de Vista Alegre. Por aclamação geral de todos os presentes foi eleita a Comissão Emancipadora conforme Ata nº 001/85:


ATA Nº. 001/85

Aos 28 (vinte e oito) dias do mês de junho de 1985 (mil novecentos e oitenta e cinco), tendo como local o Clube Sol da América, do distrito de Vista Alegre, Município de Frederico Westphalen, reuniram-se as lideranças do distrito e população em geral, com a finalidade de eleger a Comissão Emancipadora do futuro Município de Vista Alegre. Após vários debates e explanações, procurando sempre analisar as reais condições confrontadas com a Lei Complementar nº 1, de 09 de novembro de 1967, a qual estabelece os requisitos mínimos para a criação de novos Municípios, chegou-se à conclusão que a localidade possui todos os requisitos necessários à criação de novo Município. Em virtude desta constatação, por aclamação geral de todos os presentes foi eleita a Comissão Emancipadora composta pelos seguintes membros:

NomeCargo
Darci Paulo RibolliPresidente
Arli Luiz ZanattaVice - Presidente
Sadi Centenaro1º Secretário
Antonio José Piaia2º Secretario
Sadi Ottobelli1º Tesoureiro
Francisco Piaia2º Tesoureiro
Edes Candaten, Angelino Guerra Zanetti e Celeste Piaia A.Conselho Fiscal
Celito Albarello, Santo Piaia A., José Ottobelli e Aldo Reis da Rosa.Conselho Fiscal / Suplentes

De conformidade com as exigências da Lei Complementar nº 1, de 09 de novembro de 1967, e em obediência aos demais diplomas legais existentes tanto na área federal como estadual, participaram da reunião 250 (Duzentos e cinquenta) pessoas, todos moradores na área a ser emancipada e com domicílio eleitoral na área referida.

Empossada a Comissão Emancipadora acima enunciada, deliberam-se que a mesma imediatamente iniciará a coleta de assinaturas de pessoas residentes na área, favoráveis à emancipação, para logo após requerer as credenciais junto à Assembleia Legislativa do Estado.

Nada mais havendo a tratar, eu Antonio José Piaia servindo de Secretário, lavrei a presente Ata, que vai assinada por todos os presentes. Vista Alegre, 28 de junho de 1985.
























Em 20 de dezembro de 1987, Vista Alegre realiza seu plebiscito, onde o total de eleitores inscritos foram 1.870 dos quais 1.401 votaram pelo Sim ,49 eleitores votaram pelo Não, 7 votos em branco e 6 Nulos.



ATA DE PROCLAMAÇÃO DO RESULTADO DO PLEBISCITO

Aos vinte dias do mês de dezembro de mil novecentos e oitenta e sete, nesta cidade de Frederico Westphalen, às 18 hs, no Cartório Eleitoral da 94ª Zona, reuniu-se a Junta Apuradora presidida pelo Juiz Eleitoral DR. CLAUDIR FIDELIS FACCENDA, presentes os seus membros Drs. Ademir dos Santos e Cérci Burtet Ghisleni, bem como o Dr. Winfried Schles, Promotor Público em sessão especial nos termos do artigo 41, da Resolução Normativa nº 01, de 21 de abril de 1987, do TRE.

Aberta a sessão pelo Juiz Presidente foi dito que passava a proclamar para conhecimento público o resultado da consulta plebiscitária realizada no distrito de VISTA ALEGRE, pertencente a esta 94ª Zona Eleitoral de FREDERICO WESTPHALEN, tendo sido apurada a seguinte votação:

DescriçãoTOTAL
Total de eleitores inscritos1.870
Total de votos SIM1.401
Total de votos NÃO49
Total de votos em BRANCO7
Total de votos NULOS6
Total de eleitores que votaram1.463

Após, pelo Dr. Juiz Eleitoral foi dito que proclamava vencedora a manifestação popular a favor da criação do município correspondente à área desta consulta plebiscitária.

A seguir, pelo Dr. Juiz foi dito que dava por encerrada a sessão e que, a partir da mesma, fluirá o prazo para a interposição de recurso relativo ao resultado do plebiscito ora proclamado, do que, para constar, foi lavrada a presente ata, que assino. Eu, (Assinatura Ilegível), Secretário da Junta.

Em 9 de maio de 1988, pela Lei Estadual nº 8.596 é criado o Município de Vista Alegre.



LEI Nº 8.596, DE MAIO DE 1988.


Cria o Município de VISTA ALEGRE.

PEDRO SIMON, Governador do Estado do Rio Grande do Sul.

Faço saber, em cumprimento ao disposto no artigo 66, item IV da Constituição do Estado, que a Assembleia Legislativa decretou e eu sanciono e promulgo a Lei seguinte:

Art. 1º - É criado o Município de Vista Alegre, constituído por área do Distrito de Vista Alegre, pertencente ao Município de Frederico Westphalen.

Art. 2º - O território do novo município fica com os seguintes limites:

AO NORTE: Com o Município de Caiçara. Foz do Lajeado Braguinha, no Rio Pardo, por este rio, águas acima, até sua confluência com o Lajeado Barra Grande.

A LESTE: Com o Município de Frederico Westphalen. Da confluência do Lajeado Barra Grande com o Rio Pardo, continua por este rio até o Lajeado Marion.

AO SUL: Com o Município de Taquaruçu. Lajeado Marion, em direção sul, até encontrar um afluente seu, ao sul do lote rural nº 64; por este afluente até sua nascente próxima à estrada Vista Alegre/Taquaruçu, na divisa dos lotes 57 (inclusive) e 51 (exclusive); segue por esta divisa, em direção geral oeste, até a estrada Vista Alegre/Taquaruçu; segue pela referia estrada em direção a Taquaruçu, num percurso de aproximadamente 300 metros, onde encontra a divisa do lote rural 142 (exclusive); por esta divisa, direção oeste, até encontrar uma nascente do Lajeado Pessegueiro, próximo à estrada Vista Alegre/Taquaruçu; desce por este lajeado, direção oeste, até a Barra do Lajeado Canudo.

A OESTE: Com o Município de Palmitinho. Lajeado Grande, em direção norte, até encontrar seu terceiro afluente, à direita, no lote 124; segue por este até a nascente, próximo à estrada Vista Alegre/Palmitinho; daí, por linha seca e reta de direção norte, num percurso de aproximadamente 500 metros, até o Lajeado Braguinha; por este, até a sua foz no rio Pardo.

Art. 3º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 4º - Revogam-se as disposições em contrário.

PALÁCIO PIRATINI, em Porto Alegre, 9 de maio de 1988.

NomeCargo
PEDRO SIMONGovernador do Estado
Waldir WalterSecretário de Estado da Justiça
José Ernesto PasquottoSecretário de Estado da Fazenda

Registre-se e publique-se.

NomeCargo
Gilberto MussiSecretário de Estado Extraordinário para Assuntos da Casa Civil

O Município de Vista Alegre, era parte constituinte do Município de Frederico Westphalen, e emancipou-se em 09 de maio de 1988. (Comemora-se no dia do Município, 20 de dezembro).

Em 01 01 de 1989 tomou posse como primeiro prefeito deste Município o Sr. Antono Jose Piaia. Com sua coragem e espírito político iniciou o nosso município que surgiu do nada, e no término de seu mandato já era de destaque na nossa região.

Hoje, Vista Alegre é um Município gaúcho que desponta no cenário nacional.


Localização:

Localizado ao norte do Estado do Rio Grande do Sul Alto Uruguai. A altitude média é de 546m, Longitude 53,45, Latitude: 27,36. Sua disposição em relação à capital do Estado do RS (Porto Alegre) é de aproximadamente 470 Km. A área territorial total é de 77 Km². Vista Alegre está localizado na Zona de produção. Sua área abrange 78km2.

Cuja população de acordo com o último senso estimada em aproximadamente. 2.832 habitantes.


Limites:

* NORTE - Município de Caiçara-Pinheirinho do Vale.

* SUL - Município de Taquaruçu do Sul.

* LESTE - Municípios de Frederico Westphalen.

* OESTE - Municípios de Palmitinho.


Relevo e Solo:

A topografia do município apresenta-se ondulada, tornando-se acidentada descendo ao nível dos rios e arroios, ocorrendo com freqüência o afloramento das rochas. O tipo de solo predominante é caracterizada por:

==>Solos: derivam da decomposição de rochas basálticas, com características diversas, com predominância da associação ciríaco -charrua ( solos pedregosos, rasos e de coloração escura);

==>Relevo ondulado a fortemente ondulado e acidentado;

==>Sujeito à forte erosão;

==>Boa fertilidade natural;

==>Mecanização impraticável, exceto em algumas áreas;

==>Afloramento de pedras e rochas, ocorrendo com freqüência, especialmente nas proximidades dos rios;

==>Bons teores de matéria orgânica.

O solo é pobre em calcário, fósforo e potássio. O subsolo é pobre em recursos minerais. A flora é formada originalmente, pela mata latifoliada tropical com pinheiros em pequenos pontos, entre alguns citam-se: canela de veado, timbó, rabo de bugio, branquilio, angico branco, açoita cavalo, cabriúva, canela preta, grápia, guajuvira, cedro branco, louro. Vegetação: Original caracteriza com florestas subtropicais apresentando matas de porte gigante com espécies nativas das mais variadas. Fauna: Carece ainda de um levantamento completo e minucioso. Sabe-se porém que existe uma boa diversidade de animais e pássaros. A área emancipada é essencialmente agrícola, de alta produtividade, próprias para as culturas tradicionais da soja, trigo, milho, feijão , fumo e outras.


Clima

Caracteriza-se como ameno, sem calores e frios excessivos. As chuvas são regulares, podendo ocorrer deficiências hídricas nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro. A temperatura média anual é de 19ºC e a precipitação pluviométrica é de 1800mm, os meses mais quentes são dezembro, janeiro e fevereiro. Os ventos são regulares e freqüentes predominando os de orientação norte.


Hidrografia

Os rios são considerados de planalto com corredeiras, margens altas e leito em declive, não se destacando como via de transporte. Os principais rios são: Rio Pardo, Rio Braguinha.


Hidrologia:

Bacias hidrográficas, micro bacias do Rio Pardo, micro-bacia do Rio Braguinha.


Cultura

No município ocorrem eventos culturais como: Festa do Padroeiro Sagrado Coração de Jesus e Festa da Nossa Senhora da Salete (Gruta da Linha Centenaro- Ponto Turístico do Município) e conta também com um Centro de Tradições Gaúchas- CTG Estância Alegre.




Economia

Caracteriza-se por ser um município minifundiário com propriedades possuindo em média de 10 a 15 ha, com algumas exceções. A economia é baseada no setor agropecuário (setor primário) e tem nas culturas de fumo, milho, e nas criações de suínos, bovinocultura de leite, suas principais expressões. As culturas de grãos são utilizadas principalmente para alimentação de animal, sendo que , parte delas também é utilizada na comercialização também são cultivados gramíneas perenes e anuais para utilização sob forma de pastagens ou cobertura verde do solo para posterior plantio direto. O setor industrial, possui hoje, registrados diversos estabelecimentos (empresas de pequeno porte, microempresas e prestadores de serviço.)


FONTES CONSULTADAS

1. Processos que se encontram arquivados na Assembleia Legislativa.

2. Dados fornecidos pela Comissão Emancipacionista

3. Matérias de imprensa

4. Informações coletadas no local

5. Informações dos moradores

6. Material disponibilizado pelas escolas


HINO DO MUNICÍPIO DE VISTA ALEGRE

Vista Alegre, quero exaltar

O orgulho que tem o teu povo.

De mãos dadas, junto a caminhar,

Na conquista de um futuro glorioso.

Cidade de portas abertas,

De um povo nobre, acolhedor.

Tens a marca dos teus desbravadores,

Que é a garra, a coragem e o amor.

Teu orgulho vem da agricultura,

Da saúde, da educação.

No esporte tu és o maior,

Campeão, campeão, campeão.

Vou estar junto a ti,

Vista Alegre, orgulho da região.

Sou teu povo, sou tua luta,

Teu futuro, teu coração.

MÚSICA – WALTER VAZ JUNIOR, Professor do Coral Municipal do Programa A União Faz a Vida.